Desastres Naturais e Deslizamentos

O LIEG estuda os desastres naturais ligados principalmente aos deslizamentos e inundações, que envolvem as pesquisas dos mecanismos de movimentos de massa em encostas e o trasbordamento de canais em bacias hidrográficas, assim como, seus parâmetros controle: chuvas, geologia, geomorfologia, solos, uso do solo e cobertura vegetal.


Meio Ambiente e Florestas

Os estudos do LIEG nestes temas têm como foco principal as transformações florestais devido às intervenções humanas, com avaliação das condições de preservação de florestas tropicais, no que se refere ao estágio sucessional da cobertura florestal e suas relações com as chuvas, infiltração, estabilidade de encostas e qualidade das águas fluviais.


Hidrologia e Recursos Hídricos

As pesquisas que a equipe do LIEG realiza são voltadas para o entendimento dos processos hidrológicos em encostas rochosos ou com solo, submetidas aos diferentes usos e coberturas vegetais. São enfatizadas as pesquisas sobre precipitação, interceptação, infiltração, escoamento superficial e subsuperficial, assim como a utilização da água para a agricultura, indústria e abastecimento doméstico.


Geomorfologia e Formação de Solos

Os estudos geomorfológicos e de formação de solos são desenvolvidos com foco na compreensão de processos, reconhecimento de formas e caracterização dos materiais encontrados na superfície terrestre, de modo a permitir o entendimento de sua funcionalidade nas paisagens e bacias hidrográficas.


Geologia e Estudos Geotécnicos

As pesquisas desenvolvidas pelo LIEG no âmbito da geologia são voltadas para o mapeamento geológico de detalhe (1:25.000 até 1:1000), direcionados para o entendimentos de mecanismos geomorfológicos de encostas e apoio aos trabalhos de engenharia geotécnica, principalmente estabilidade de encostas, escavações em rocha e cortes de estrada.